Terapia Ocupacional Infantil

A Terapia Ocupacional Infantil tem como objetivo a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de crianças que apresentem quadros de alterações sensoriais, afetivas, cognitivas e psico-motoras.

Embora cada criança tenha o seu próprio ritmo de desenvolvimento, quando uma criança não completa as etapas esperadas do desenvolvimento infantil ou responde de forma diferente (as causas podem ter origem no período pré, peri ou pós-natal), a Terapia Ocupacional Infantil pode auxiliar, avaliando o motivo pelo qual esta mudança está ocorrendo e planejando estratégias que estimulem o desenvolvimento dessas habilidades.

O objetivo é auxiliar essas crianças no engajamento de suas atividades e proporcionar um maior grau de autonomia e independência, para realização de suas atividades de vida diária (AVD’s) e atividades de vida prática (AVP’s).

O foco da intervenção da Terapia Ocupacional junto à essa população está relacionado ao desenvolvimento, educação, emoções, interesses, desejos, habilidades, organização de tempo e conhecimento do corpo em atividade.

Através de estratégias e recursos diversos, a Terapia Ocupacional avalia e intervém no desenvolvimento do criança, procurando fazer com que ela vivencie todos os estímulos necessários. proporcionando um desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial completo, além de favorecer o aprendizado de novas habilidades.