Fonoaudiologia Infantil

A Fonoaudiologia neurofuncional compreende a atuação sobre sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso, a partir da avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológica de pessoas com alterações funcionais, em diferentes ciclos da vida.

É fundamental o conhecimento do desenvolvimento neuropsicomotor normal e seus desvios, assim como de protocolos e métodos de avaliação do desenvolvimento infantil e reabilitação neuromotora.

Cabe ao Fonoaudiólogo neurofuncional dominar conhecimentos específicos sobre voz, motricidade orofacial, disfagia, audição, fala, linguagem e comunicação, associados a distúrbios neurológicos, síndromes genéticas e/ou degenerativas, prematuridade, transtornos do desenvolvimento sensório-motor, deficiências múltiplas ou sensório-motoras em geral.

A orientação familiar e aos cuidadores, os encaminhamentos e interface com equipes multidisciplinares (Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Medicina, Psicologia, Pedagogia) enriquecem o tratamento e favorecem o processo terapêutico, o bem estar e a qualidade de vida.